sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Chá da Pata de Vaca – Benefícios, Para que Serve e Efeitos Colaterais

A a pata de vaca medicinal, Bauhinia forficata, apresenta diversos efeitos interessantes para o organismo, principalmente no que diz respeito aos seus usos. Esses efeitos já foram testados e comprovados cientificamente, sendo que o Sistema Único de Saúde (SUS) em alguns casos utiliza-se dessa planta.

pata de vaca
A Bauhinia forficata, se apresenta com folhas em formatado de pata de vaca

Para que Serve

Para uso medicinal é possível usar todas as partes da planta – casca, caule, folhas e flores – que são utilizadas para os mais diferentes fins. Até as raízes podem ser utilizadas, apesar de serem venenosas, porém em dosagens adequadas elas apresentam uma ação vermifugante extremamente poderosa.
Citando alguns de seus usos:
  • Casca – expectorante
  • Flores – purgativo
  • Folhas – diurético e hipoglicemiantes
  • Raízes – vermifugante
A Bauhinia forticata é muito conhecida por suas capacidades medicinais, conheça alguns dos seus principais benefícios para a saúde em geral.

Benefícios

  1. A pata de vaca tem ação diurética, hipoglicemiante (redução da glicemia), hipocolesterolemiantes (redução do colesterol), para auxiliar nos problemas renais e também no tratamento para infecções urinárias.
  2. A faringite e os resfriados comuns também podem ser tratados com o chá de pata de vaca, graças a sua propriedade adstringente.
  3. Em uso externo (compressa ou tópico local) tem propriedades cicatrizantes e também funciona como anti-séptico, ou seja, reduz a probabilidade de infecção em feridas superficiais e ajuda a uma rápida recuperação da pele.
  4. A erva também pode reduzir o crescimento de câncer, e tem efeito antioxidante.
  5. Ajuda a manter a diabetes controlada diminuindo os níveis de açúcar no sangue. As pessoas que se utilizam de medicamentos para o tratamento de diabetes devem consultar um profissional de saúde antes consumir a planta.

Emagrecimento

Afinal, pata de vaca emagrece?

Apesar de ser uma planta medicinal com diversos usos comprovados, não apresenta efeitos diretos que possam ser associados ao emagrecimento.
Por outro lado, como ela apresenta uma ação hipoglicemiante, pode ser uma opção para as pessoas com obesidade, já que essa condição geralmente é acompanhada por problemas associadas à glicemia e diabetes.

Efeitos Colaterais

Recomenda-se evitar o uso da planta, nos seguintes casos:
  1. Mulheres grávidas, em fase de amamentação ou ainda para crianças.
  2. Pessoas que sofram com problemas de hipoglicemia também não é recomendado o uso, uma vez que a planta poderá apresentar um efeito potencializador.
  3. Cirurgia: Existe a preocupação de que a planta possa afetar os níveis de açúcar no sangue durante e após a cirurgia. Pare de utilizar e erva pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

Dosagem

  1. A dose apropriada depende de vários fatores, tais como a idade do usuário, saúde e várias outras condições individuais.
  2. Neste momento, não existem dados científicos suficientes para determinar uma quantidade exata de doses.
  3. Não se esqueça de seguir as instruções relevantes nos rótulos do produto e consultar o seu médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde antes de utilizar.

Chá de Pata de Vaca

chá de pata de vaca

O chá da folha de pata de vaca apresenta uma ação diurética e hipoglicemiantes de forma muito acentuada.

Dessa forma não se deve abusar do uso desse chá, nem aumentar a proporção de folhas utilizadas.

Ao fazer isso você poderá provocar efeitos colaterais muito severos como uma queda muito acentuada da sua glicemia, o que poderá trazer efeitos desagradáveis.

Receita do Chá

O ideal é que a receita para fazer o chá de pata de vaca seja seguida à risca:
  • Utilize uma folha da planta, rasgue-a em pequenos pedaços, que sejam o suficiente para uma xícara
  • Deixe a folha em infusão, abafada, até que ela fique morna e dessa forma ela pode ser ingerida. Não faça a folha ferver!
  • Após isso, coe o chá e tome 1 xícara ao acordar ainda em jejum e outra antes de dormir.
A utilização da erva em conjunto com outras plantas medicinais pode potencializar seu efeito terapêutico.
Lembre-se de consultar um profissional de saúde, antes consumir!
Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário