quarta-feira, 10 de abril de 2019

Maca Peruana em Cápsula - Quais são os Benefícios e Para que Serve?

A maca peruana aumenta a imunidade, favorece a fertilidade, regula os hormônios nas mulheres e potencializa a atividade sexual nos homens. Também neutraliza o estresse e esgotamento físico e mental.

maca peruana em pó
Extrato concentrado em pó

Embora a maca peruana seja utilizada pelos povos andinos, desde há milhares de anos, tem ganhado recentemente popularidade mundial e sofrido um grande aumento em sua demanda devido às inúmeras propriedades que lhe são atribuídas.

Ensaios clínicos realizados em homens, demonstraram que o extrato de maca pode aumentar o desejo sexual e melhorar a produção de espermatozoides e o volume de sêmen, tem efeitos favoráveis sobre a energia e o estado de ânimo, e pode diminuir a ansiedade.

Propriedades da Maca

A planta cresce apenas em determinadas altitudes, em condições específicas que outras plantas não conseguem sobreviver. Sua forma se assemelha muito a um rabanete, mas é maior em tamanho.

A raiz de maca tem alto valor nutritivo, é rica em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como:
  • Ferro
  • Potássio
  • Vitamina B6
  • Manganês
  • Fibra
  • Vitamina C
  • Cobre
  • Proteínas
  • Carboidratos
E além de ser pobre em gorduras e rica em fibras!

Através de um processo específico, a raiz da maca é desidratada e utilizada em pó. Mas também existem cápsulas ou extratos líquidos da raiz. O pó pode ser adicionado em alimentos, como caldos e sopas ou em vitaminas e shakes ou bebida de sua preferência.

Para que serve

Atualmente, os estudos realizados sobre a raiz de maca tem mostrado resultados positivos para homens e mulheres. Conheça alguns dos benefícios já comprovados:
  • Disfunção sexual

A maca é um estimulante sexual natural para homens e mulheres que sofrem de perda de libido ou disfunção sexual por causa de estresse e medicamentos antidepressivos. Consumir maca duas vezes por dia durante 3 meses vai melhorar significativamente o seu apetite sexual.
  • Infertilidade

No caso dos homens as cápsulas com extrato concentrado de maca peruana, consumidas diariamente, podem aumentar a quantidade de esperma nos homens que gozam de boa saúde.

Já para as mulheres com dificuldade de engravidar é indicado o uso da maca vermelha que ajudar a regular o desequilíbrio hormonal feminino facilitando a gravidez.
  • Sintomas da Menopausa

Tomar maca todos os dias durante 6 meses melhora o estado de ânimo, a pressão arterial, a depressão e a ansiedade em mulheres que passaram da menopausa.

Desejo sexual: Como dissemos, a maca é um excelente revigorante para aumentar o desejo sexual. Consuma o extrato concentrado em cápsulas diariamente para notar os resultados.
  • Melhora o estado de ânimo

Alguns estudos demonstram que a maca reduz a ansiedade, graças aos flavonoides, compostos vegetais que se encontram na maca e que têm benefícios psicológicos.

benefícios da maca para mulheres
Benefícios para a saúde
  • Aumenta o desempenho desportivo

O pó da raiz de maca é utilizado por atletas como suplemento natural. E as razões devem-se a que se comprovou que ajuda a ganhar massa muscular, aumenta a energia e força, e melhora o desempenho físico.
  • Protege do sol

O extrato de maca aplicado sobre a pele pode protegê-la contra os raios UV. Mas os dermatologistas recomendam sempre usar protetor solar para garantir uma proteção completa.
  • Melhora o aprendizado e a memória

No Peru as crianças em idade escolar consomem maca, já que pode melhorar a função cerebral, contribuindo para melhorar a memória e o aprendizado.
  • Reduz o tamanho da próstata

Os homens mais velhos podem sofrer hiperplasia da próstata, que ocorre quando a glândula prostática é expandida. Quando isto acontece, você pode ter problemas ao urinar, entre outras dificuldades e desconforto.

Alguns estudos comprovaram que a maca peruana pode ajudar a reduzir o tamanho da próstata devido à quantidade de glucosinolatos que contém.

Além dos benefícios mencionados, a maca também:
  • Fortalece o crescimento do cabelo
  • Aumenta de forma natural da adrenalina e como consequência temos mais energia
  • Ajuda a concentração, já que aumenta a circulação cerebral
  • Acalma dores musculares
  • Diminui as dores menstruais
  • Reduz a fadiga

Cápsulas

Incorporar a maca em cápsula a sua dieta é muito fácil. Você pode tomar cápsulas com extrato concentrado de maca ou simplesmente adicionar uma colher de chá de pó de raiz aos seus alimentos ou bebidas. Porém, a cápsula conserva o extrato e mantém a qualidade, além disso o sabor da raiz em pó é um pouco forte, semelhante com sabor de terra.

Como Tomar

A dose diária no caso do pó da raiz ainda não foi estabelecida, mas é recomendado não consumir mais de uma colher de chá por dia. Já para as cápsulas, o rótulo indica a dose correta que o corpo necessita.

Para evitar o sabor forte da raiz em pó e pela facilidade de consumir, as cápsulas de maca peruana são a forma mais consumida da planta. Além disso, o extrato concentrado presente nas cápsulas vem na dosagem diária recomendada.

raiz de maca peruana
Raiz da planta andina

Efeitos colaterais

É importante esclarecer que consumir maca peruana diariamente não prejudica sua saúde. É um alimento básico no Peru e não se conhecem contraindicações severas, e é considerada segura para o consumo humano.

Entretanto, devemos comentar que a comunidade médica peruana recomenda consumir a maca fervida previamente já que consumi-la "crua" pode trazer complicações para a saúde. Mas se for consumir a maca em cápsulas, não há essa preocupação.

Por outro lado, se você tem problemas na tireoide talvez precise consultar um médico antes de começar a consumi-la. Isto porque a maca tem goitrogênicos, substâncias que dificultam a absorção de iodo e podem alterar o funcionamento normal da glândula.

E por último, se você estiver grávida ou amamentando, também consulte o seu médico antes de começar a consumir maca.

Onde Comprar

É preciso atenção na hora de comprar maca peruana em cápsulas, isto porque, hoje em dia, podemos encontrar suas cápsulas em muitas lojas e sites na internet. E a origem e qualidade do produto influenciam nos benefícios que a planta pode proporcionar para a saúde em geral.

▷ Extrato em cápsulas para homens

Indicado para homens com problemas de ereção, impotência sexual, testosterona baixa e disfunções sexuais em geral.

▷ Extrato em cápsulas para mulheres

Recomendado para mulheres com falta de desejo sexual, libido baixa, desequilíbrio hormonal, dificuldade de engravidar e infertilidade.

Você pode comprar a raiz em pó, em cápsulas ou em forma de farinha. Lembre-se que o efeito é melhor quando ingerido em forma de cápsula com o uso regular, diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário