quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Tudo Sobre Plantas Medicinais e suas Utilidades – Nomes de A a Z

Sempre é bom conhecer os benefícios das plantas medicinais para utilizá-las quando necessário. Isto porque, existe uma longa lista com nomes de diversas plantas e ervas com propriedades medicinais que podem ser usadas como remédio, chá, óleo ou apenas como tempero.
plantas medicinais
No meio ambiente, cada cultura tem as suas plantas medicinais favoritas e, de fato, em todos os continentes, encontram-se plantas que curam doenças comuns que podem nos afetar. No entanto, há algumas plantas ou ervas medicinais que já são universais porque se espalharam por todo o mundo.
Em tempos não tão distantes, estão sempre presentes em quintais e cozinhas, muitas são utilizadas para curar problemas de estômago, gripe, insônia, ansiedade, diabetes, impotência sexual, palpitações e entre outras condições.

O que são plantas medicinais?

As plantas medicinais são aquelas susceptíveis de serem utilizadas para algum fim curativo. Elas contêm substâncias com propriedades benéficas para a saúde do nosso organismo.
Deve-se diferenciar as plantas medicinais da fitoterapia, pois esta é usada para denominar a ciência que estuda o uso de produtos de origem vegetal com um fim terapêutico, usando como base para seus medicamentos, as drogas vegetais extraídos de plantas medicinais.
O conceito de droga vegetal faz referência a parte exata da planta medicinal que é usada com um fim terapêutico; deste modo, a droga vegetal se adapta à forma farmacêutica adequada para ser consumida.

Nomes e Para que Serve

Maca Peruana

De origem peruana, a Maca Andina, Lepidium meyenii, é considerada uma raiz com propriedades antidepressivas, estimuladora do sistema imunológico, muito benéfica para aliviar os sintomas da menopausa, com alto poder afrodisíaco tanto em homens como mulheres, reguladora de hormônios e que ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.
A raiz da maca peruana garante o aporte de energia necessário para enfrentar o estresse diário, e também tem o poder da fertilidade. É um superalimento muito utilizo como estimulante sexual, além de ser um potente protetor da memória e da pele.

Moringa

A Moringa Oleifera é conhecida e utilizada por ser muito rica em nutrientes e poder ser usada em uma infinidade de remédios naturais para manter e recuperar a saúde. Com fins medicinais e nutricionais emprega-se, literalmente, toda a árvore: podem-se usar as folhas, os frutos, as sementes, as raízes e a casca. Já na Ayurveda (medicina tradicional indiana) indicava que a moringa era utilizada como remédio natural para mais de 300 doenças.
A Moringa é conhecida por suas propriedades medicinais, e pela grande variedade de usos terapêuticos e nutricionais.
Entre os nutrientes da moringa podemos destacar que suas folhas são ricas em: Vitamina C, possui Vitamina A, Vitaminas do grupo B (B1, B2, B3, B5, B6), Vitamina E, Vitamina K, minerais como o potássio, ferro, cálcio, fósforo, selênio, magnésio, triptofano e zinco.
A moringa é utilizado na medicina tradicional para casos de: asma, hepatite, epilepsia, diabetes, doenças cardíacas, tosse, pressão alta, artrite, doenças dos rins, anemia, desnutrição, bronquite, doenças de pele, tuberculose, problemas dos olhos, sintomas da menopausa.
Além disso, a moringa tem ação anti-inflamatória, efeito antibiótico e retarda o envelhecimento.

Stévia

A stévia é um pequena planta que não costuma ultrapassar os 80 cm de altura, perene, da família dos crisântemos, que normalmente cresce na América do Sul. O extrato de stévia é 200 vezes mais doce que o açúcar, não provoca o aumento dos níveis de insulina no sangue. É isso que a torna tão popular.
O gosto da estévia tem um início lento e uma duração mais longa do que a do açúcar, e alguns de seus extratos podem ter um sabor amargo ou alcaçuz em altas concentrações.

Valeriana

Graças à sua ação sedativa, a Valeriana Officinalis ajuda a diminuir a atividade do sistema nervoso central e do cérebro, exercendo um efeito relaxante, ideal para aqueles que sofrem de insônia. Estes efeitos tranquilizantes também parecem ser eficazes na redução da ansiedade e do estresse.

Ginseng

A raiz de ginseng, proveniente da Ásia, é uma das plantas medicinais com muitas propriedades benéficas. Contribui para aumentar o desempenho físico e mental, favorece a memória e reduz a sensação de cansaço, o que faz com que seja comumente utilizado entre os estudantes.
Além disso, ajuda a aumentar imunidade do organismo; é por isso que se costuma utilizar com frequência na prevenção de gripes e resfriados e contribui para a redução da pressão arterial.

Tribulus Terrestris

Tribulus Terrestris é considerada uma das plantas medicinais mais potentes do mundo, ficou famosa por ser bastante utilizada por atletas de elite para aumentar a resistência física.
O Tribulus exerce sua função sobre a testosterona e a libido, assim como também atua sobre o humor, diminui o peso de forma rápida, ajuda a obter um sono reparador, protege o sistema cardiovascular e é usado para evitar as dores musculares crônicas.

Rhodiola Rosea

Rhodiola Rosea é uma erva medicinal popular que se desenvolve no clima frio. Ela possui vários benefícios para a saúde, e pode aumentar a energia física e mental, durante momentos de estresse.
O artigo Tudo Sobre Plantas Medicinais e suas Utilidades – Nomes de A a Z apareceu primeiro em Rural BR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário