terça-feira, 16 de outubro de 2018

Valeriana Officinalis: Como tomar comprimido, cápsula, extrato ou chá

Já ouviu falar sobre a planta Valeriana Officinalis? Não ainda? Então, hoje isso vai mudar, pois iremos contar várias coisas interessantes sobre essa planta que você precisa saber.

valeriana officinalis

A origem da planta Valeriana Officinalis, é lá da Europa e da Ásia, das regiões temperadas desses dois lugares. Ela é bem conhecida por ter diversas flores na cor branca e também em tons de rosa, seu aroma doce atrai a atenção de diversas pessoas.

De acordo com a história dessa planta, ela já foi bastante utilizada pela medicina popular. Sua raiz era preparada para tratar pessoas que estavam muito tensas e precisavam relaxar.

Hoje, depois de muitos anos, a Valeriana está sendo pesquisada novamente para encontrar novos benefícios do uso dessa planta medicinal; você vai ver aqui quais são os principais usos e também se ela possui algum tipo de contraindicação. Acompanhe a gente nesse post informativo!

Bula

Antes de pensar em comprar a Valeriana, é preciso entender como esta erva funciona, para que serve, quais são seus benefícios, contraindicações, efeitos colaterais e como tomar. É importante lembrar que antes de tomar qualquer remédio ou suplemento consulte um médico e leia a bula.

Para Que Serve

Quando o assunto é tratamento à base de plantas, podemos dizer que a Valeriana Officinalis é uma das que mais se utiliza. Para aqueles que não sabem, atualmente, o uso de plantas está bastante em alta para o tratamento de doenças e situações onde a doença ainda não se manifestou. Essas plantas tem o objetivo de diminuir os sintomas e até mesmo eliminá-lo.

No caso da Valeriana, podemos dizer que ela é bastante indicada para pessoas que se sentem tensas, mas sem ter uma doença aparente. Além disso, ela é utilizada em casos de pessoas que tem dificuldades para dormir, pode ser usado por pacientes ansiosos, que sofrem com a síndrome do pânico e são hiperativos.

Vale ressaltar ainda que pessoas que tem o diagnóstico de epilepsia e estresse podem estar fazendo o tratamento com essa planta.

Benefícios

Quem quer conhecer os benefícios dessa planta, este n tópico certo, pois aqui iremos listar sete benefícios incríveis que essa planta pode oferecer no seu dia a dia. Veja abaixo quais são:

  • Auxilia a dormir melhor: de acordo com o que já foi pesquisado sobre essa planta, a valeriana tem propriedades em sua composição que atuam como um sedativo e calmante, provocando maior relaxamento e ajudando na hora de dormir. Você não irá demorar para dormir e nem se sentirá cansado pela manhã.
  • Ajuda no combate ao estresse e a ansiedade: pessoas que sofrem com o estresse do seu cotidiano ou são extremamente ansiosas, devem tentar utilizar a planta Valeriana Officinalis, isto porque ela relaxa e também ajuda a acalmar o paciente. Através dela, você conseguir nivelar seus níveis de ansiedade e estresse.
  • Emagrece: existem casos em que pessoas relataram estar mais magras depois do uso de Valeriana Officinalis, entretanto, é importante frisar que o seu uso está mais para um calmante natural, do que um produto para emagrecer de fato.
  • Regula a pressão arterial: tem muitas pessoas que convivem com os níveis altos de pressão arterial, mas com o uso de Valeriana, isto pode mudar. Porque ela regula a pressão arterial se ela estiver alta, e diminui as chances de problemas no coração e derrame.
  • Cólicas: mulheres que sofrem com cólica aqui está a solução. É só ingerir produtos à base de Valeriana Officinalis, que a dor incomoda vai embora.
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): com o uso dessa planta você consegue ficar mais calmo e relaxado, além de desacelerar o pensamento repetitivo.
  • Hiperatividade infantil: crianças hiperativas, ao tomar Valeriana, começam a ter maior concentração em suas atividades e diminuem seu ritmo acelerado.

Contraindicações

Apesar do uso ser liberado para crianças, o ideal é que elas sejam maiores de 3 anos de idade, crianças com idade inferior devem tomar somente se houver indicação médica.

Além disso, você precisa confirmar se não tem alergia ao medicamento e a planta, é claro. Aqueles que costumam dirigir, tem trabalhos onde devem operar máquinas pesadas ou qualquer outra atividade que possa ocasionar um risco a sua saúde, é preciso evitar o uso de Valeriana Officinalis, pois pode provocar sono.

Como Tomar

A planta medicinal pode ser consumida de várias formas:

  • Comprimidos ou cápsulas;
  • Extrato;
  • Chá da erva.

No caso dos comprimidos, cápsulas ou extrato em gotas, leia a bula ou rótulo do produto e siga as orientações de como tomar corretamente.

Caso deseje consumir o chá da erva, basta fazer a infusão das folhas e galhos secos. Uma dica para melhor o sabor do chá é acrescentar hortelã. E se o intuito do chá for para relaxar, aliviar a ansiedade e pegar no sono acrescente camomila e/ou mulungu que são plantas que também possuem estes benefícios.

Quanto tempo demora para fazer efeito

Depende muito da forma que a substância foi consumida: comprimidos, cápsulas, extrato ou chá. Além disso, a concentração dessa substância presente nesse meio de consumo, geralmente, os comprimidos e cápsulas têm uma maior concentração da erva.

Efeitos Colaterais

Confira abaixo quais são os efeitos colaterais mais comuns em quem consome em excesso da planta:

  • Sensação de queimação no estomago;
  • Azia;
  • Interfere na digestão dos alimentos, dificultando o processo;
  • Pode causar alergias na pele da pessoa, tais como: coceira, vermelhidão e até provocar inchaço no local;
  • Taquicardia;
  • Dificuldades em dormir.

Em geral, estes efeitos colaterais são raros, a menos que você consuma em excesso.

O artigo Valeriana Officinalis: Como tomar comprimido, cápsula, extrato ou chá apareceu primeiro em Rural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário